O quão bom seria poder consultar o CEP de forma simples e rápida? Ou utilizar a numeração da rua para preenchimento de todos os endereços? O serviço já existe e provavelmente você já usou. O API CEP é útil, prático em uma solução online para donos de sites.
O que é API?
Parece uma sigla para aplicação, mas na verdade significa “Application Programming Interface”. Em português fica “Interface de Programação de Aplicativos”. Então seria realmente um aplicativo, não é? Na verdade sim, mas não é um simples aplicativo.
O API é um tipo de aplicativo para ser usado em outros aplicativos e sites. Podemos definir de forma bem simples como um aplicativo de prestação de serviços para ser utilizado em outras plataformas virtuais.
O desenvolvimento de API começou como um hobby entre os programadores. Alguns profissionais da área de sistema de informação se interessavam em soluções simples e práticas para fornecer serviços pensando em uma internet livre e fácil.
Muitos programadores até hoje desenvolvem APIs e deixam o código livre para qualquer um usar. A proposta sempre foi e continua sendo tornar a internet um meio livre de circulação de informação. E estes tão modernos e práticos aplicativos foram a solução para inúmeras deficiências na grande rede de conexão de computadores.
Você já usou um API CEP?
Provavelmente sim. O seu uso mais costumeiro é o preenchimento do endereço completo através da digitação do número do CEP. Praticamente todas as lojas virtuais possuem esse tipo de preenchimento automático como forma de facilitar a vida do usuário.
No momento de cadastro de um primeiro acesso a um site ou informar o endereço de entrega de uma compra, surge um campo para digitar o número do CEP e magicamente o restante do endereço se completa, necessitando apenas a numeração da casa e apartamento caso haja.
Possivelmente você já pode ter feito o uso de um API para consulta de CEP através de alguns serviços virtuais também. O cadastramento de uma nova conta de e-mail, acessar uma biblioteca virtual de livros gratuitos e até sites governamentais utilizam este tipo de base de dados.
Devo colocar um API CEP no meu site?
Se você é um programador e está elaborando um site que exige cadastro, usar um API CEP pode tornar a página virtual muito mais atrativa. Poucos usuários conseguem ter paciência para preencher todos os dados de uma ficha de cadastro quando é necessário digitar um a um. Dependendo do tamanho da rua endereço são muitas teclas pressionadas e alguns navegantes desistem do processo por preguiça ou falta de tempo mesmo.
Como programador você não pode contar com o fato do preenchimento automático do Google. Realmente ter todos os dados salvos no computador como login e senha ajuda e muito a vida de usuários e às vezes nem é necessário usar um API CEP porque o endereço residencial já foi digitado naquela página anteriormente. Alguns navegadores como o Chrome salvam os dados e eu digitar o primeiro nome da pessoa ou alguns números do CPF já aparece tudo na tela automaticamente.
Quando o navegador já salva todos os dados é ótimo para usuário. Mas uma boa parte dos clientes do www utilizam acesso anonimamente porque ainda não confiam tanto nas páginas da web salvando informações pessoais. Com isso se faz necessário usar alguns modelos de API para tornar o uso o quanto mais simples melhor.
E quando usar um API CEP? Que tipo de página precisa desse tipo de serviço? Todas as que foram necessário digitar o endereço residencial. Ao entrar em alguns sites você como usuário já deve ter se deparado com o campo para digitação do CEP e uma interrogação na lateral. Isso informa que haverá uma busca para preenchimento do restante dos dados.
Utilizar uma API CEP é seguro?
A segurança de troca de informações através da internet é um dos quesitos mais prezadas pelos programadores. Os APIs podem não ser a solução para tudo, mas mudam de fato a forma como a interação entre os dados funciona.
Não existe uma mão humana por trás da consulta de informações virtuais. O funcionamento dos APIs é todo através de programação e sem interferência de usuários. O fluxo de troca de dados é completamente virtual e fica restrito a rede. Claro, ela pode ser invadida por um bom hacker, mas isso aí é outra história.
Para saber se você está visitando um site seguro uma boa dica é observar se ao lado do endereço surge o ícone de um cadeado. Esse é o símbolo universal utilizado pelas páginas virtuais para informar que todos os dados ali cadastrados serão de uso privativo. A menos que o servidor seja invadido, seus dados estão completamente seguros.
Outro ponto a ser levado em consideração é que a informação sobre o CEP de uma rua é pública. Você informando ou não o site dos Correios já faz esse tipo de serviço de forma gratuita.
Também já estão disponíveis alguns tipos de webservice em que você pode digitar o nome de uma rua parcialmente e encontrar o bairro e o CEP com a correção do endereço. Ter medo de digitar o seu CEP e um site não tem muito fundamento quando tudo está disponível online de outras formas.
Como colocar o API CEP no meu site?
Muitos desenvolvedores de software já disponibilizaram API para serem incorporados em seus sites. O uso é completamente gratuito e permitido pelos desenvolvedores, que querem ajudar outros programadores a conseguiram melhor custo-benefício com seus sites.
Na linguagem de programação, o desenvolvedor web deve fazer o seu site consumir o endereço http://cep.correiocontrol.com.br/$CEP.json. A base de dados utilizada é webservice dos próprios Correios, onde os CEPs estão disponibilizados de forma gratuita. O retorno será no formato JSON.
Uma informação valiosa para todos os programadores é saber que a licença para utilizar o banco de dados do site dos Correios possui custos. Todos os sites que utilizam um cruzamento de dados por meio de API CEP diretamente dos Correios necessita pagar uma com valor bem elevado.
A boa notícia é que existem chamados ‘hackers do bem’. São programadores dispostos a compartilhar informação por meio de sites criados por eles para usar. Nos fóruns de programadores há boas dicas de como fazer esse tipo de aplicação sem gastar nada. Você pode encontrar boas dicas de como fazer utilizando este endereço - https://viacep.com.br/.
O ponto mais importante é saber ler as indicações do site para fazer a comunicação de forma eficiente. Cada página virtual possui o seu manual de instruções especifico para tornar as páginas aptas a trocar dados. E se a programação não consegui de forma correta, a mensagem não vai chegar e não há retorno.
Vale a pena colocar API CEP no meu site?
Por diversos benefícios este tipo de aplicação em uma página virtual pode ser muito válida. O preenchimento automático de cadastro do usuário é apenas uma das possibilidades de fazer uso deste tipo de aplicação e um de seus pontos positivo.
Algumas empresas podem direcionar o seu mailling de contatos para angariar novos clientes através de um API CEP. Convidando seus usuários a preencher seus dados utilizando apenas a numeração do CEP, pode-se criar por meio de programação o banco de dados de cadastrados de acordo com a cidade e região. Enviando uma newsletter mais focada para apenas um ponto geográfico pode ser possível atingir de forma mais eficiente o seu público-alvo.
Muitas pessoas podem encontrar o seu site de camisetas, por exemplo. Mas se você sabe exatamente onde elas estão localizadas pode ofertar promoções de acordo com a taxa de envio para um grupo específico de clientes e conseguir conquistar de uma forma mais eficiente. Você já recebeu uma newsletter de uma loja informando frete grátis para o seu endereço quando na verdade ela atende a todos no Brasil? Isso é um banco de dados em conjunto com um API CEP funcionamento.
Sites trocando informação através de api também são uma forma de ampliar a rede de contatos. Uma loja virtual pode ofertar um serviço de interesse de clientes de um parceiro. A comunicação entre as partes vai permitir que a dupla troque dados e consiga expandir a sua carteira de clientes ofertando produtos para quem precisa.
API pode ser bloqueado por motivo de segurança
Uma boa notícia para os usuários é que um API CEP ou de outro tipo de consulta pode ser bloqueada por motivo de segurança pelo Java. Isso acontece porque os protocolos de segurança do Japa do sistema operacional são um pouco mais rígidos quanto aplicações de auto preenchimento.
Alguns usuários da internet podem ter entrado em um site que solicita o preenchimento automático de acordo com outros formulários já digitados anterior. Quando isso acontece o Java pode bloquear o site acreditando este tipo de comportamento virtual não sei seguro.
Infelizmente não dá para escolher quando o Java vai fazer isso ou não porque é um protocolo de segurança do seu computador. Às vezes ele pode detectar uma página como maliciosa quando na verdade ela não é. Você precisa desativar manualmente e continuar o procedimento de acesso.
Mas antes de desativar o Java para uma aplicação de preenchimento automático em específico análise um pouco a página virtual a qual está acessando e observe se ela realmente merece seu voto de confiança. Se for um site desconhecido e sem o símbolo do cadeado ao lado do endereço de navegação, melhor manter a confiança no protocolo de segurança.